domingo, 8 de junho de 2014

9/6/2014 - Comentário publicado na página referente ao Módulo IV

Foi através deste módulo que tomei conhecimento da existência dos Recursos Educacionais Abertos Acessíveis. Na verdade, já fazia uso de alguns, mas não os sabia classificar como tal. Fiz a minha especialização em Informática na Educação a distância, o que resultou numa grande experiência no uso da internet para uma aprendizagem autônoma em plataformas virtuais. No entanto, passei os últimos 8 anos afastada da minha função de professora de informática educativa, responsável pela formação de professores da rede municipal de ensino. Portanto, participar deste MOOC foi uma grande oportunidade de atualizar meus estudos e conhecimentos esta área. É inquestionável que, nesta sociedade cada vez mais digital, os professores precisam se apropriar desses recursos digitais e utilizá-los de forma pedagógica, de forma a desenvolver práticas de aprendizagem colaborativas. Confesso que tive e ainda tenho dificuldades para acessar alguns dos REA, mas considero muito importante a disponibilização de conteúdos atrelados às licenças, como forma de respeitar a autoria, possibilitando o uso e a adaptação do material disponibilizado na internet. Os repositórios tornam-se cada dia mais ricos, permitindo que o professor publique e divulgue a sua experiência. Torna-se possível uma troca de experiências e podem surgir soluções para determinadas situações, sobretudo para aquelas inusitadas que o professor tem que enfrentar quando tem em sua sala de aula um aluno, com deficiência por exemplo.

Ainda estou concluindo a elaboração da atividade proposta neste módulo.Justifico meu atraso por ter tido problemas com o comutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário