domingo, 8 de junho de 2014

Módulo IV - Recursos Educacionais Abertos Acessíveis
Interação em 08/06/2014
Direciono este comentário ao colega José Fernando.
No Brasil, mais especificamente em Fortaleza, capital do Ceará, as escolas públicas municipais já contam com um sistema que possibilita ao aluno cego a leitura e digitação de textos em um tablet. Desenvolvido nos 3 últimos anos pelo Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através da empresa incubada AED Tecnologia, o PORTÁCTIL é uma ferramenta de acessibilidade que visa dar condições de igualdade e autonomia no acesso à informações digitais, tanto no formato braille quanto áudio,  e assim possibilitar a um estudante cego, frequentar uma sala de aula convencional, sem prejuízo para a sua educação. O Sistema Portáctil é composto por um tablet, um mouse-braille e uma máscara qwerty. O tablet roda o aplicativo Portáctil de acessibilidade, que permite que a pessoa cega faça a leitura e escrita de documentos e livros, tanto em áudio quanto em braille de textos digitais. A Prefeitura Municipal de Fortaleza adquiriu 136 (cento e trinta e seis) equipamentos PORTÁCTIL para serem distribuídos na Rede Municipal de Educação e assim serem usados em sala de aula como ferramenta de auxílio a educação de pessoas cegas. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza já inicio a formação dos 121 professores do Atendimento Educacional Especializado.

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