sexta-feira, 27 de junho de 2014

27/06/2014 - Considerações sobre o curso e auto-avaliação
Esta foi a minha primeira participação em um Massive Open Online Course (MOOC). Foi uma experiência bastante motivadora que me permitiu atualizar meus conhecimentos dos softwares livres e ferramentas disponíveis que podem ser acessados gratuitamente. O curso é muito bem estruturado e cada módulo disponibiliza informações e recursos importantes e de grande abrangência para a elaboração de atividades pedagógicas que visam a aprendizagem de alunos com deficiência. As atividades são propostas de forma flexível que nos dão mais de uma possibilidade de escolha. O tempo estipulado para o desenvolvimento das atividades foi compatível com a execução das mesmas. As orientações são compreensíveis. Os comentários postados nos fóruns foram enriquecedores e descortinaram outros horizontes à medida que nos relataram novas e desconhecidas realidades. A interação e o feedback dos tutores nos fóruns poderiam ter sido mais frequentes.
Na sociedade em que vivemos, não são apenas as pessoas com deficiência que são excluídas. As pessoas que não aderiram e resistem a conhecer e fazer parte do mundo virtual, através do uso do computador, tablet, celular, internet e redes sociais, podem ser consideradas excluídas digitalmente.
É preciso ressaltar o quão importante as tecnologias digitais são para a inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Portanto, é imprescindível que o professor adquira conhecimentos para utilizar o computador e lance mão da enorme variedade de  recursos e possibilidades que ele oferece: internet, e-mail, redes sociais etc.  O computador equipara oportunidades. A internet é um meio muito importante para a socialização de pessoas com deficiência que, pelos mais variados motivos, vivem exilados em seus próprios lares.
Refletindo sobre tudo o que tenho vivenciado como aluna e professora com deficiência, chego à conclusão de, dentre os maiores desafios para o professor ser um agente da inclusão social de alunos com deficiência, estão: a quebra de preconceitos e paradigmas; a abertura para aceitar o desconhecido e descobrir como interagir com esses alunos; e buscar conhecer suas especificidades para proporcionar as condições adequadas e mais necessárias para conduzir o processo e ensino-aprendizagem.
Avaliando a minha participação no curso, tenho consciência que poderia ter sido mais produtiva. Sinto-me frustrada por não ter conseguido organizar meu tempo de forma adequada para poder explorar ao máximo os recursos que este MOOC disponibilizou. Ainda assim, consola-me saber que poderei essas ferramentas continuarão disponíveis e poderão ser utilizadas a qualquer.
Fia registrada aqui a minha gratidão a Selma Bessa, colega de trabalho que me informou sobre esse MOOC, e a todos que aqui interagiram.
Até uma próxima oportunidade.

Meu portefólio: http://nadjapinhomosaico.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário