domingo, 4 de maio de 2014

04/05/2014
Módulo 2 - Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio – Atividade 2

Partindo de minha própria experiência - como tetraplégica que digita com uma órtese com um lápis que corresponde a um único dedo - quero discorrer um pouco sobre as opções de acessibilidade do Windows e os recursos do Word, que podem ser configurados de acordo com as necessidades específicas de pessoas com habilidades limitadas, baixa visão e outras deficiências. O Windows disponibiliza um assistente de acessibilidade que faz perguntas dirigidas ao usuário sobre as suas dificuldades para acessar o computador e, conforme as respostas que obtem, configura o computador de forma a torná-lo mais fácil de ver, ouvir e usar.

Para pessoas com limitações motoras, existem as teclas de aderência, alternância e filtragem. As teclas de aderência e alternância permitem acionar alternadamente as teclas shiftcontrol e alt, possibilitando acionar comandos que combinam essas teclas simultaneamente. Ao acionar as teclas de filtragem, um usuário com paralisia cerebral, por exemplo, pode definir o tempo necessário para pressionar e soltar a tecla e, dessa forma, evitar a repetição das teclas digitadas.

Outro grande recurso de acessibilidade é a configuração que possibilita que se utilize o mouse através do teclado numérico ou mesmo no teclado convencional, no caso dos notebooks. Desse modo, é possível utilizar os softwares de pintura e desenho.

Passando para o recursos do Word, encontrados também no OpenOffice, destacamos as teclas de atalho, a autocorreção e o preditor de palavras, que associados e adequadamente configurados minimizam bastante os esforços na digitação de textos. O corretor ortográfico consiste também em um recurso de aprendizagem da língua.

É possível atribuir atalhos do teclado ou teclas de atalho a comandos, macros, fontes, estilos ou símbolos usados com freqüência.


Em relação à aparência na tela, existem opções para definir tamanho e zoom, cor e som. O teclado virtual e a lupa são outros recursos muito importantes.

Elenquei apenas os recursos que mais uso para dar uma ideia aos professores que tem alunos com deficiência motora nos membros superiores. É possível ajudá-los sim em seu desenvolvimento, aprendizagem e socialização. O essencial: acreditar que todos tem potencialidades e ajudá-los a descobri-las e explorá-las.

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